Blog

 
SIPAT 2017 movimenta o Grupo Lopas

17 de Agosto, 2017

images

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - a SIPAT 2017 - está sendo um verdadeiro sucesso. Trazendo o tema “SUA VIDA – Existe motivo melhor para se trabalhar com segurança?”, o evento trouxe palestras, monitorias, tratamento com fisioterapeutas, massagens relaxantes, quiz, sorteio de prêmios, informativos sobre os riscos de acidentes e também dicas de saúde.



Realizada anualmente pelo Grupo Lopas, a SIPAT deste ano teve início no dia 14 de agosto e trouxe uma programação repleta de temas interessantes. “Na SIPAT deste ano, estamos abrangendo diversos temas com as palestras motivacionais sobre “A ótica (e o som) da ética”, uma palestra voltada a melhorar o relacionamento no trabalho; e “Primeiros socorros em ambientes domésticos”, que será ministrada pelos instrutores do corpo de bombeiros; Stands sobre DST, tabagismo, alcoolismo, higiene bucal, importância da alimentação saudável e prevenção contra hipertensão e diabetes, além da parceria pelo segundo ano com os alunos do curso de fisioterapia da FUPAC de Ubá, que estão fazendo avaliação postural, tirando dúvidas e fazendo tratamentos relaxantes como drenagens, ventosas, e alguns exercícios de alongamento para proporcionar bem estar aos colaboradores, e todos estão participando com bastante empolgação, isso é muito bom!”, afirmou Françoazi Bonin, Engenheira de Segurança do Trabalho do Grupo Lopas.



“O resultado de uma SIPAT bem organizada é vista no dia a dia, em que os funcionários se lembram rapidamente dos assuntos ou das palestras e de alguma forma conscientizam-se sobre a importância de se trabalhar com segurança e cuidar da saúde . A SIPAT é realizada uma vez ao ano e tem seus conceitos lembrados a cada dia e por isso é indispensável que seja bem feita e chame a atenção dos funcionários para um ambiente de trabalho sem acidentes“, destacou Lucas Fonseca, Técnico de Segurança do Trabalho do Grupo Lopas.

Promover a SIPAT é extremamente importante tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nessa semana, é possível conscientizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho, por meio de ações simples, como o uso de equipamentos, a fiscalização das ações, entre outras ações. Além disso, a SIPAT também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um empregado feliz em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções.

“Para proporcionar um ambiente de trabalho seguro, voltamos todos os temas deste ano para a importância da ética nas relações profissionais, destacando sempre a importância do uso dos famosos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, a fim de criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização, bem como motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas, que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro, digno e em constante melhora”, ressaltou Lucas Fonseca, Técnico de Segurança do Trabalho do Grupo Lopas.


 
Mas, o que é a CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – ou simplesmente CIPA – é formada por funcionários de empresas que são designados para a comissão com o objetivo de estudar, fiscalizar e propor soluções para riscos de acidente de trabalho, e trabalhar na conscientização constante dos empregados da importância de prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais com apenas algumas atitudes simples.

A CIPA possui representantes do empregador e empregados, e cada um deles têm funções específicas dentro da comissão, por exemplo, os representantes do empregador devem fornecer os materiais e equipamentos necessários para a prevenção de acidentes de trabalho, já os empregados devem fiscalizar e reportar os riscos de acidentes que cada setor apresenta, além disso, eles devem apresentar sugestões de melhorias para o ambiente de trabalho.

A CIPA trabalha em conjunto com o SESMT, quando existe, para que juntos prezem pela segura no trabalho, dentre um dos principais trabalhos realizados em conjunto está a SIPAT.



E o que é SESMT?
O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, ou simplesmente SESMT, é composto por uma equipe de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e outros, tem o objetivo de auxiliar os funcionários de empresas na prevenção e no tratamento de doenças ocupacionais, ou seja, aquelas que acontecem por causa de trabalho.

“Por mais que nós, do SESMT, insistamos em “bater na tecla” do uso dos equipamentos de proteção individual e não cometer atos que possam ocasionar acidentes, sempre direcionamos aos membros da CIPA a tarefa de ajudar com ideias de programações voltadas aos assuntos sobre saúde e segurança de uma forma descontraída, para que atinja o máximo de pessoas possível”, salientou Françoazi Bonin, Engenheira de Segurança do Trabalho do Grupo Lopas.
 


Dê valor para sua SIPAT
Como bem vimos, a SIPAT é muito importante para as empresas de todos os segmentos e tamanhos, pois leva a informação e orientação sobre saúde e segurança aos colaboradores de forma prática e dinâmica, além de reforçar ações que já são praticadas diariamente nas empresas. Por este motivo, valorize esta ação na sua empresa!
“Espero que, concluindo nossa semana, todos possamos absorver sobre tudo o que foi falado e passemos a ficar mais atentos às nossas atitudes para conosco e para com as pessoas ao nosso redor. Nossa saúde e das pessoas que amamos devem sempre ser o principal motivo para buscarmos a evolução em tudo o que nos propomos a fazer”, finalizou a Engenheira de Segurança do Trabalho.
 
Afinal é a SUA VIDA que está em jogo!
E você quer um motivo melhor para se trabalhar com segurança?
Fique atento e previna-se sempre!