Área do Lojista

 
Conhece o perfil dos seus clientes? Saiba agora como identificar

14 de Março, 2017

images

Imagine que você tenha que divulgar um novo produto da sua loja, mas o orçamento é baixo. Assim, você deve apostar em ações que certamente irão alcançar seus clientes e, por consequência, contribuir para a venda do novo produto. Para que isso aconteça, é imprescindível que você tenha o total conhecimento de quem é o seu público, quais os melhores canais para contar a ele sobre o novo item do catálogo e como montar uma vitrine atrativa, por exemplo.

Esse é apenas um exemplo de como a análise de perfil do cliente é importante na elaboração de estratégias e desenvolvimento do negócio. Um erro comum é encarar qualquer pessoa como um cliente potencial e não direcionar, a um público específico, as ações de divulgação, atendimento e posicionamentos dos produtos.

Se você quer saber qual o perfil do seu cliente, confira as dicas que separamos...

Dedique tempo para ouvir seus clientes

O primeiro passo para entender o seu cliente é querer ouvir o que ele tem a dizer. Dedique tempo para escutar sobre as necessidades, dúvidas e as curiosidade do comprador.

Com isso, você irá descobrir mais sobre o comportamento e características demográficas dos seus clientes, além de motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Faça isso e, em questão de tempo, você poderá identificar características comuns entre seus compradores e entender qual o perfil do seu cliente ideal

Entenda suas necessidades

Você sabe dizer qual necessidade do cliente é atendida quando ele compra o seu produto? Responder corretamente essa questão pode facilitar o desenvolvimento do seu negócio e garantir vendas futuras. Identifique as necessidades e saiba a forma e o momento exato de abordar o cliente.

Ignorar isso seria o mesmo que tentar vender uma cama de solteiro para um jovem recém casado. O produto pode ser de qualidade, ter preço adequado e design moderno. Mas não soluciona nenhum problema ou atende às necessidades desse cliente.

Observe como ele reage a ofertas

A decisão de compra pode ser influenciado por diversos fatores mercadológicos, por exemplo: há clientes que compram pelo preço, outros pela marca, outros, ainda, por causa das promoções e ofertas. Este último é indicativo muito importante sobre o perfil do seu cliente.

Fique atento a como seu cliente reage às ofertas dos seus produtos. Para isso, é importante que você faça teste, experimente, considere promover diferentes formas de ofertas e veja qual a reação do comprador. Essa já pode ser um boa informação para trabalhar de acordo com o perfil da sua clientela.

Faça pesquisas de satisfação

Se existe um bom momento para conhecer melhor o cliente é após uma compra. E para isso, você pode fazer uma pesquisa de satisfação afim de saber, por exemplo, por que o cliente escolheu comprar na sua loja, o que mais influenciou na decisão de compra e se a forma de entrega de pagamento foram satisfatória.

Entre as vantagens de aplicar esse tipo de pesquisa está a possibilidade de estabelecer um canal de comunicação com os clientes e a garantia de mais eficiência nas estratégias futuras.

Segmente seu público

Ao analisar o perfil do seu público, é possível que você perceba que seu negócio se direcione a mais de um tipo de cliente. Essa variedade pode estar relacionada à diversidade dos itens do seu catálogo ou até mesmo ao tipo de produto que você comercializa.

Nesse caso, é muito importante a segmentação de público para garantir um atendimento adequado a cada perfil. Você pode, por exemplo, separar os clientes em grupos de acordo com:

segmentação geográfica - estado, cidade, bairro, etc.;
segmentação demográfica - sexo, idade, renda, estado civil, etc.;
segmentação por fator de marketing - clientes que compram pelo preço, clientes que comprar por promoções, clientes que comprar determinada marca, etc.

Pense em quais segmentações devem ser considerados pelo seu negócio e, a partir disso, adeque o atendimento ao perfil de cada público.

Pra quem vai começar a direcionar o trabalho de acordo com perfil dos clientes, uma boa dica é identificar qual é o seu público principal e, no primeiro momento, concentrar os esforços nesse segmento. Pode ser mais eficiente iniciar o trabalho nesse formato.

Depois de entender qual é seu público-alvo, é hora de planejar as estratégias de maneira mais adequada ao perfil dos seus potenciais clientes. Se gostou, compartilhe esse post para que os seus amigos também saibam como analisar o perfil dos clientes.