Área do Lojista

 
Como organizar sua loja para aumentar as vendas

10 de Março, 2017

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Quando o assunto é melhorar os resultados de uma loja ou comércio em períodos de crise, a reorganização do ponto comercial pode ser um bom primeiro passo.

Para que essa influência seja positiva, a personalidade da marca, tipos de produtos ou serviços comercializados e perfil dos clientes devem ser considerados na hora de planejar o ambiente.

Confira algumas dicas que podem auxiliar no planejamento do layout de uma loja.

Escolha produtos adequados para a vitrine

A vitrine é o primeiro contato do cliente com a loja e é comum que as pessoas errem na hora de expor os produtos nesse espaço. O grande desafio é que as pessoas não estão passando ali para ver a sua loja. Dessa forma, a vitrine tem que ter um atrativo para elas.

O ideal, então, é criar um anteparo na vitrine, que direcione o olhar do consumidor a um número menor de produtos, principalmente, nos casos de pontos comerciais profundos. Você conseguirá focar a visão da pessoa e chamar a atenção para sua vitrine.

A escolha dos artigos que serão expostos também precisa de cuidados. Não necessariamente o produto que está na vitrine é o que mais vende. Assim, deve-se optar por itens que conseguem atrair a atenção e não os são mais baratos ou os que estão na lista dos mais vendidos.

Crie ambientes para que o cliente se identifique

A análise de perfil do cliente é determinante para o uso de qualquer ponto comercial. Na venda de produtos, por exemplo, é necessário que o espaço contribua para que o cliente identifique-se. Não adianta ser muito bem decorado e enorme e a maior parte dos seus clientes não se identificarem.

Nesse sentido, é interessante que os ambientes sejam compactos e bem reais para que o consumidor não pense: "É lindo, mas não cabe na minha casa”.

Direcione a circulação do cliente na loja

É importante ter uma circulação que oriente as pessoas dentro do estabelecimento e que permita ao cliente transitar entre as diferentes áreas da loja, observar os produtos e, principalmente, encontrar o que deseja.

Uma boa circulação entre os produtos garante uma melhor visualização dos itens comercializados e facilita o fechamento da venda.

Além disso, por meio da circulação, é possível observar quais os pontos de exposição têm maior saída de produtos e usar essa informação em estratégias para promover algum item.

Setorize seu ponto comercial

Uma outra indicação é a setorização do espaço. Os itens podem ser organizados por modelos, cores ou estilos, para que o momento de compra seja mais atrativo e confortável para o cliente. Com a correria do dia a dia, fica muito mais rápido e fácil para o comprador escolher se ele encontrar todas as opções do que está querendo juntas.

Tenha um espaço confortável para fechamento de venda

Nos casos de vendas de produtos ou serviços com valores mais elevados, o ideal é ter um espaço confortável para que o cliente tenha uma boa explanação do que ele está comprando.

É interessante também que esse ambiente seja mais reservado, de forma que um comprador não consiga ouvir a negociação do outro. Isso contribui para um atendimento mais personalizado e garante uma melhor experiência do cliente com sua loja.


Disponibilize um ponto de apoio

Quando se trata de uma venda mais demorada, é importante ter um espaço de apoio, com sofá, televisão, ambiente para crianças, balcão com café e água. Não é incomum que os pais levem crianças na hora escolher os móveis da casa. Ou ainda, que o marido acompanhe a esposa durante uma compra que só ela irá fazer. Nesses casos, ter um bom ponto de apoio que atenda aos acompanhantes do cliente será um diferencial para o fechamento da venda.

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