Área do Lojista

 
7 diferenciais do fornecedor ideal

16 de Fevereiro, 2017

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Neste post, você confere sete características que podem ser diferenciais na hora de escolher um bom fornecedor para o seu negócio.

1 – Qualidade dos produtos

A qualidade do produto é uma questão indiscutível quando o assunto é a escolha do fornecedor. Isso irá impactar a vida do seu cliente, que poderá ter uma experiência de compra negativa, trazendo prejuízos para a reputação da sua marca. Nesse sentido, optando por produtos de qualidade, você garante a satisfação do consumidor e facilita a fidelização desse cliente, além de conquistar outros por meio da indicação de pessoas que já compraram de você.

2 – Reputação

Credibilidade é uma qualidade importante para o bom desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, não faça pedidos antes de realizar uma pesquisa sobre a empresa que você cogita contratar. Entre em contato com outras pessoas que já trabalharam com a empresa da qual você quer comprar. Pesquise na internet sobre a reputação desse fornecedor e obtenha informações que podem auxiliar na sua decisão.

3 – Tempo de mercado

Embora seja um fator que não possa ser analisado isoladamente, saber o tempo atuação da empresa pode ajudar na decisão de tê-la como fornecedora. A tradição pode ser uma garantia de que a empresa conhece bem o ramo e que tem experiência o suficiente para entregar um produto de qualidade e saber tratar e se relacionar com o cliente.

4 – Fácil comunicação

Observe como a empresa fornecedora se relaciona e comunica com seus clientes. Quanto tempo demora para responder dúvidas? Quais os canais para comunicação e suporte? É recorrente o atraso de e-mails com confirmação de pedido? Avalie se existe um canal aberto para contato. Isso pode ser um fator positivo, uma vez que demonstra um cuidado da empresa em manter sempre o melhor atendimento e prontidão para auxiliar seu negócio no momento de algum eventual imprevisto.

5 – Preço

O preço é uma variável muito importante na hora de decidir por um fornecedor. Observe se os preços são próximos aos praticados pelos concorrentes. Lembre-se: preços muito abaixo podem ser sinônimo de falta de qualidade. Por outro lado, você deve ter em mente que essa parceria deve ser viável, a fim de não comprometer o preço final do produto. Faça uma análise e um planejamento financeiro para escolher um fornecedor que tenha credibilidade e que se adeque ao seu orçamento.

6 – Prazos

Certifique-se  os prazos e formas de entrega se adequam às suas necessidades. É imprescindível para qualquer negócio ter controle do estoque e chegada dos produtos. Fique atento: durante a negociação, o fornecedor pode informar um período de entrega favorável, a fim de fechar a parceria, e depois a empresa não cumpre com o combinado. Por isso, é muito importante que você questione os prazos informados e solicite explicações que os sustentem. Escolha fornecedores que entendam suas demandas e que cumpram os prazos estabelecidos na negociação.

7 – Alinhamento com seus valores

Outra indicação para escolher os fornecedores é sempre se lembrar dos valores da sua marca. Firme parceria com empresas que tenham os mesmos princípios que os seus, para que os clientes não vejam uma contradição no seu discurso e suas ações. Por exemplo, se sua marca tem como preocupação questões ligadas à preservação do meio ambiente, é importante que seu fornecedor tenha o mesmo cuidado no desenvolvimento do produto.

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